sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

04/12/2015 6ª FEIRA da 1ª SEMANA Advento Cor: Roxo

1ª Leitura - Is 29,17-24

Naquele dia, os olhos dos cegos verão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 29,17-24 Assim fala o Senhor Deus:
17 Dentro de pouco tempo,
não se transformará o Líbano em jardim?
E não poderá o jardim tornar-se floresta?
18 Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro
e os olhos dos cegos verão,
no meio das trevas e das sombras.
19 Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor,
e os mais pobres dos homens
se rejubilarão no Santo de Israel;
20 fracassou o prepotente,
desapareceu o trapaceiro,
e sucumbiram todos os malfeitores precoces,
21 os que faziam os outros pecar por palavras,
e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade
e atacavam o justo com palavras falsas.
22 Isto diz o Senhor
à casa de Jacó, ele que libertou Abraão:
'Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se
nem seu rosto terá que enrubescer;
23 quando contemplarem as obras de minhas mãos,
hão de honrar meu nome no meio do povo,
honrarão o Santo de Jacó,
e temerão o Deus de Israel;
24 os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria
e os maldizentes concordarão em aprender'.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R.1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação.
1 O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei? R.

4 Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor*
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor*
e contemplá-lo no seu templo. R.

13 Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14 Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor! R.

Evangelho - Mt 9,27-31

Dois cegos, crendo em Jesus, são curados. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31 Naquele tempo:
27 Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando:
'Tem piedade de nós, filho de Davi!'
28 Quando Jesus entrou em casa,
os cegos se aproximaram dele.
Então Jesus perguntou-lhes:
'Vós acreditais que eu posso fazer isso?'
Eles responderam: 'Sim, Senhor.'
29 Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo:
'Faça-se conforme a vossa fé.'
30 E os olhos deles se abriram.
Jesus os advertiu severamente:
'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.'
31 Mas eles saíram,
e espalharam sua fama por toda aquela região.
Palavra da Salvação.

Reflexão - Mt 9, 27-31

Jesus é reconhecido pelos cegos como o Filho de Davi, como aquele que realiza o que foi prometido por Deus a Davi no tempo em que ele era o Rei de Israel, de lhe dar um sucessor no trono. Mas Deus vai muito além do que foi prometido a Davi e instala, por meio de Jesus, o seu próprio Reino no meio dos homens, o Reino que é infinitamente superior ao Reino de Israel do Antigo Testamento e totalmente diferente dele. Mas só percebe a presença deste Reino quem tem fé, quem não é cego, mas tem os olhos abertos para as realidades espirituais.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário