domingo, 5 de julho de 2015

05/07/2015 14º DOMINGO Tempo Comum

05/07/2015

14º DOMINGO Tempo Comum

Cor: Verde

1ª Leitura - Ez 2,2-5

São um bando de rebeldes, e ficarão
sabendo que houve entre eles um profeta.

Leitura da Profecia de Ezequiel 2,2-5
2 Naqueles dias, depois de me ter falado,
entrou em mim um espírito que me pôs de pé.
Então, eu ouvi aquele que me falava,
3 o qual me disse:
'Filho do homem,
eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes,
que se afastaram de mim.
Eles e seus pais se revoltaram contra mim 
até ao dia de hoje.
4 A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra,
vou-te enviar, e tu lhes dirás:
'Assim diz o Senhor Deus.`
5 Quer te escutem, quer não
- pois são um bando de rebeldes -
ficarão sabendo que houve entre eles um profeta'.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 122,1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)

R.Os nossos olhos, estão fitos no Senhor:

tende piedade, ó Senhor tende piedade!
1Eu levanto os meus olhos para vós,*
que habitais nos altos céus.
2a Como os olhos dos escravos estão fitos*
nas mãos do seu senhor. R.

2b como os olhos das escravas estão fitos*
nas mãos de sua senhora,
2c assim os nossos olhos, no Senhor,*
2d até de nós ter piedade. R.

3 Tende piedade, ó Senhor, tende piedade;*
já é demais esse desprezo!
4 Estamos fartos do escárnio dos ricaços*
e do desprezo dos soberbos! R.

2ª Leitura - 2Cor 12,7-10

Gloriar-me-ei das minhas fraquezas, para
que a força de Cristo habite em mim.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,7-10
Irmãos:
7 Para que a extraordinária grandeza
das revelações não me ensoberbecesse,
foi espetado na minha carne um espinho,
que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me,
a fim de que eu não me exalte demais.
8 A esse propósito,
roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Mas ele disse-me: 'Basta-te a minha graça.
Pois é na fraqueza que a força se manifesta'.
Por isso, de bom grado,
eu me gloriarei das minhas fraquezas,
para que a força de Cristo habite em mim.
10 Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias,
nas necessidades, nas perseguições
e nas angústias sofridas por amor a Cristo.
Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mc 6,1-6

Um profeta só não é estimado em sua pátria.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,1-6
Naquele tempo:
1 Jesus foi a Nazaré, sua terra,
e seus discípulos o acompanharam.
2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.
Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:
'De onde recebeu ele tudo isto?
Como conseguiu tanta sabedoria?
E esses grandes milagres
que são realizados por suas mãos?
3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria
e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão?
Suas irmãs não moram aqui conosco?'
E ficaram escandalizados por causa dele.
4 Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado
em sua pátria, entre seus parentes e familiares'.
5 E ali não pôde fazer milagre algum.
Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.
6 E admirou-se com a falta de fé deles.
Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.
Palavra da Salvação.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário